sábado, 10 de janeiro de 2009

Como escolher seu saco de dormir

Como Escolher seu Saco de Dormir



Mais do que apenas uma cama, o saco de dormir irá protegê-lo durante uma noite na natureza. Sentir frio no meio da noite ou mesmo morrer de calor a ponto de não deixá-lo dormir não significa que você não comprou um bom saco de dormir mas, sim, que você comprou o saco errado...
Por ser um item fundamental, o cuidado na escolha é imprescindível. É importante que você considere como pretende usar seu equipamento, em que ocasião e situação etc. Vai acampar perto do carro? Irá usá-lo em acampamentos selvagens e, portanto, precisará carregá-lo dentro da mochila? Você só acampa em praias e em lugares quentes? Precisa de um equipamento ‘multi-funções’, que vire um edredom na casa de praia ou quer um saco de dormir que suporte temperaturas negativas?
Antes de comprar um saco de dormir, uma boa regra é pensar na noite mais fria que você deverá enfrentar e, então, desça uns 5 graus centígrados. Lembre-se que é mais difícil se manter aquecido em um saco de dormir fabricado para temperaturas mais quentes do que se refrescar em um saco de dormir para temperaturas mais frias – um zíper totalmente aberto costuma resolver este problema em questão de segundos.

Algumas situações de uso do saco de dormir

Camping - por estar muito próximo do carro, o peso e o volume não são significativos, podendo escolher modelos que ofereçam mais conforto, como os retangulares que, abertos, viram um grande edredom.

Trilhas - serão carregados na mochila por trilhas que podem exigir de um a vários pernoites. A relação volume x peso deverá ser bem menor que o equipamento usado no camping.

Detalhes que fazem a diferença:
- Modelos com colar térmico e capuz conservam melhor o calor.
- Costuras desencontradas impedem a fuga do ar quente pelos micro furos.
- Sacos de dormir que se unem (esquerdo e direito) formando um saco de casal.
- Tecido Micro-Tec, presente no Saco Micro Pluma, reduz bastante o volume.

Como Guardar seu Saco de Dormir

Nunca guarde seu saco de dormir comprimido na embalagem, pois isto fará com que as fibras ‘se acomodem' e não voltem a se expandir. Este processo de expansão da fibra, enchendo-a de ar, é o que proporciona a eficácia do enchimento, já que o ar é o melhor isolante que existe. Alguns modelos possuem um pendurador e você pode deixá-lo no cabide. Outra boa forma de guardá-lo é dentro de um enorme saco de algodão, longe da poeira e sem comprimi-lo, mas esta alternativa pode exigir um espaço físico que você não tem.
Não o transporte fora da mochila. O lugar do saco de dormir é no fundo da mesma, envolvido em um saco plástico para não correr o risco de molhar na chuva.
De manhã, se o tempo estiver bom, coloque o saco de dormir virado do lado avesso no sol, em cima da barraca ou nas pedras em volta do acampamento, enquanto toma café da manhã ou começa a arrumar suas coisas – cuidado para ele não voar! E deixe-o secar um pouco da condensação de seu corpo durante a noite... Mas cuidado para não deixá-lo eternamente no sol, que também é prejudicial para o náilon.
Ao guardá-lo no saco, soque-o lá dentro. Embrulhar com cuidado é prejudicial às fibras, que criarão uma espécie de "memória", se acostumando com determinada posição. Empurrá-lo desordenadamente para dentro do saco é a melhor forma de guardá-lo.
O saco de compressão existe para diminuir o volume original do seu saco de dormir já comprimido dentro do saco externo. No entanto, não abuse de seu uso, usando-o apenas na hora de guardá-lo na mochila e diminuindo o "fator memória" nas fibras.
Um saco de dormir não é nada sem um isolante térmico. A função do isolante é regularizar o terreno e isolar da umidade do solo, oferecendo conforto e aumentando o desempenho do saco de dormir.
Se você usar o seu saco de dormir envolto por um cobertor de alumínio de emergência, seu isolamento térmico melhora em até 5º C.
Lembre-se que manter a temperatura corporal é mais fácil do que se deixar esfriar e, depois, ter de se reaquecer.
Sacos de dormir molhados não funcionam direito. Para ter certeza de que terá uma cama seca no fim do dia, envolva-o em um saco de lixo sem furo algum.
Ao chegar em casa, ponha todo o seu material para secar– principalmente seu saco de dormir.
NUNCA lave seu saco de dormir a seco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário