sábado, 10 de janeiro de 2009

Mochila


A mochila é um item indispensável para qualquer aventureiro, usamos em jornadas, acampamentos, atividades de montanhismo, acantonamentos, etc. No entanto devemos saber qual é o material necessário para cada ocasião e como acondicioná-lo corretamente dentro da mochila adequada. Não podemos exagerar na quantidade de coisas que devemos levar, pois será um incômodo carregar todo aquele peso extra, além de que, o máximo que o corpo humano aguenta sem o risco de causar lesões na coluna é 1/3 do peso de quem o carrega.

Dicas - Separe todo o material que você ira usar e espalhe-o no chão, verifique novamente se não falta nada, separe-o por grupos, então distribua ele corretamente na mochila.- Roupas, agasalhos ou cobertores Podem ir às costas, prevenindo qualquer desconforto causado por objetos rígidos ou ponte agudos.- O ponto de equilíbrio de uma mochila dever ser alto, portanto, guarde o material mais pesado em cima, junto às costas. - Embale as roupas e todo material que corre risco de estragar caso molhe, em sacos plásticos mesmo que a mochila seja impermeável ou com capa de chuva, pois sempre pode acontecer algum imprevisto.- O peso deve ser muito bem dividido, equilibre os objetos na mochila para que a mochila não pareça mais pesada depois.

PARTES DE UMA MOCHILA

- A bolsa superior serve para armazenar alimentos, estojo de primeiros socorros, mapas, bússolas, etc.
- Alça para pendurar serve para pendurar a mochila em algum lugar sem que ela ocupe espaço no chão.
- Alças dos ombros servem para carregar a mochila, devem estar curtas e ajustadas de forma que a barrigueira posicione-se na região da bacia
- Apoio dorsal serve para que a mochila fique mais confortável e ajustada nas costas
- Apoio da bacia serve para que a mochila fique mais confortável e ajustada na bacia
- Barrigueiras devem estar apertadas o suficiente para agüentar parte do peso da mochila sem que os movimentos e a respiração fiquem comprometidos.

O limite máximo, de peso que você pode levar é de 1/3 (um terço) do seu peso corporal ideal, o que varia com sua altura e seu tipo de estrutura física. Mas 1/3 do peso corporal é o limite máximo. Existe um limite confortável e seguro. Este depende do quanto você está em forma, de seu vigor físico (o que varia com a idade) e da sua habilidade motora. Existem mochilas de ataque e cargueiras. Os tamanhos das mochilas são dados pelo volume que elas comportam, em litros. Uma mochila de 25 litros (de ataque) é pequena, só mesmo para um passeiozinho bem curto. Uma mochila de 90 litros (cargueira) já é bem grande, cabendo troço pra daná dentro dela.

Se você está planejando uma caminhada até um acampamento-base de onde partirão passeios menores, isto significa que a mochila de ataque vai ser, inicialmente, levada dentro da cargueira. Portanto, você precisa de uma mochilinha bem flexível, feita em material fino (algo semelhante a náilon).

Já se você pretende fazer uma caminhada, sem pernoite, mas, que irá durar por todo o dia, uma mochila de material mais resistente, e menos flexível, será necessária. Pense em algo até 55 litros. Seja lá qual for, a mochila deve ter as alças acolchoadas com material não muito macio. E este acolchoamento deve ser bem largo, de modo a distribuir bem o peso, diminuindo a pressão. Desde de que ela não ultrapasse a largura de seus ombros, quando completamente cheia, ela pode ter bolsos por todos os lados e fitas para transporte externo.

Capa para a Mochila

Eu ainda não conheço uma mochila realmente impermeável... E nem nenhum dos autores dos muitos artigos que já li! Por isto é que foram criadas as capas para mochilas. -- Mas a capa não cobre toda a mochila!
É verdade. A face da mochila que toca as nossas costas fica descoberta. Ainda assim, mais de 75% da superfície da mochila estarão protegidos. O que já ajuda muito! Mochila molhada é mochila pesada.
Embalagens Toda a roupa extra deve ser embalada em sacos plásticos fechados de modo estanque.
O saco de dormir deve estar dentro de um saco plástico fechado do modo mais estanque possível. Caso chova (ou sua mochila caia dentro d'água) o saco de dormir é o item que NÃO deve se molhar.

O Centro de Gravidade

Um centro de gravidade muito alto fará com que você caia de cabeça dentro do riacho, quando se agachar pra beber! Caso você se incline para um lado, a mochila te puxará ainda mais para lá. E isto, se estiver escalaminhando uma encosta pedregosa, pode significar uma queda! Uma mochila lateralmente desbalanceada tira seu equilíbrio ao andar, sacrifica mais um ombro, um dos pés e os músculos de uma das pernas. O objetivo é fazer com que o centro de gravidade da mochila fique tão junto ao seu corpo e tão baixo quanto possível. Quanto mais junto do seu corpo, menos a mochila te puxará para trás. Quanto mais baixo, menos instabilidade (desequilíbrio) a mochila provocará quando você se inclinar. Mas, respeitando estas condições tanto quanto possível, também devemos lembrar que certos itens exigem fácil acesso por serem de uso urgente como em casos de acidentes, chuva, frio súbito... e diarréias! Outros itens são de uso freqüente: água, mapa, bússola, chapéu, óculos escuros, filtro solar... Carregando a Mochila Antes de mais nada, junte tudo. Mochila, tralha, roupas, comida... TUDO! e confira com uma lista de checagem. Está tudo aí? Separe os itens de uso urgente agrupando-os. Separe, noutro grupo, os itens de uso freqüente. Com a "ferragem" da barraca, isolante térmico, e a lona de forro, forme um terceiro grupo, pois estes são os únicos itens que eu acho que podem ir amarrados ao exterior da mochila, se necessário. Dos itens restantes, veja quais os mais pesados. Separada a barraca de sua armação, fica muito mais fácil socá-la lá no fundão. Coloque uma panela dentro da outra (se possível) ou encha-as com itens menores (comida ensacada é uma boa). Vamos imaginar a mochila dividida em 4 zonas volumétricas. A zona A é o bolso do capuz. As zonas B, C e D formam o compartimento principal da mochila. O zíper inferior de acesso marca a divisa da zona D. Os bolsos laterais não estão incluídos, porém se houver um bolso traseiro, este será considerado zona C.

Coloque na mochila as coisas mais pesadas primeiro. Assim, encha as zonas D e B primeiro, depois a C, a zona A e, finalmente, os bolsos laterais e amarre os itens externos. A zona D é formada pelo terço inferior do compartimento principal. Aqui ficam as coisas mais pesadas. A barraca vai para a zona D. Se ali ainda couber mais coisas, os enlatados serão os próximos candidatos.

Na zona B ficam as coisas mais pesadas que não couberam na zona D. A "ferragem" da barraca vai para a zona B, podendo intrometer-se na zona D. O mesmo vale para o isolante térmico, caso caiba. As panelas também podem ir para a zona B. Quanto mais em baixo, melhor. O saco de dormir vai para o alto das zona B/C. No topo do compartimento principal ficarão a caixa de PS e seu abrigo contra chuva (anorak ou poncho). N zona C ficam coisas relativamente leves: comida ensacada, roupas, etc. As meias e cuecas devem ser espremidas nos espaços vagos, que certamente sobrarão às dezenas!

Zona A: este é o compartimento mais fácil de ser alcançado sem parar de andar. Aqui devem ficar os itens mais leves: lanterna, mapa, 1 mosquetão com sua fita solteira, faca de caça/canivete, etc. Bolsos laterais: garrafas d'água, biscoitos e por aí afora... Para completar, amarre os itens externos.

Muito bem! Aposto que, depois de tudo feito e com a mochila às costas, você se olhou no espelho e se achou lindo! Pois é.... agora vá à farmácia mais próxima e suba na balança. Aproveite, e no caminho, balance o corpo, deixe cair uma moeda e agache para pegá-la, veja se a mochila está te puxando para algum lado, para frente ou (demasiadamente) para trás.

Se a balança acusar que seu peso (com a mochila) aumentou mais de 30%, significa que tem coisa demais aí dentro. Ou se você sentiu a mochila te puxando ou atrapalhando seus movimentos, significa que ela não está adequadamente balanceada. Nesses casos, volte pra casa e comece tudo de novo...

SUGESTÕES

MOCHILA PARA BIVAQUE - mochila confortável e pequena
1 calça comprida
1 bermuda ou shorts
2 camisetas
máquina fotográfica com filme
calçado reserva, confortável
1capa de chuva ou anoraque
1 cantil ( 1 litro)
1 material de higiene pessoal *
1 material de cozinha, pessoal **
1 chapéu / boné / gorro
1 par de meias
1 agasalho
1 impermeável ou capa de chuva
1 pequena farmácia pessoal
repelente para mosquitos

MOCHILA PARA JORNADA 2 DIAS - mochila confortável média
2 camisetas
1calça comprida
1calção2 roupas íntimas
3 pares de meias
1 agasalho
1 impermeável ou capa de chuva
1 cobertor grosso ou saco de dormir ou rede
1 tênis confortável reserva
1 material de higiene pessoal *
1 material de cozinha, pessoal**
1 lanterna pequena e pilhas reserva
1 canivete ou faca
1 cantil de 1 litro
1 pequena farmácia pessoal ***
maquina fotográfica com filme


MATERIAL PARA ACAMPAMENTO DE 2 OU 3 DIAS - mochila confortável grande
4 camisetas
2 calças compridas
2 calções
2 roupas íntimas
3 pares de meias
2 agasalhos
impermeável ou capa de chuva
cobertor grosso ou saco de dormir ou rede
tênis reserva confortável
material de higiene pessoal*
material pessoal de cozinha **
farmácia pessoal ***
lanterna com pilhas reserva
canivete ou faca
cantil 1 litro
máquina fotográfica com filme

* MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL: toalha, sabonete, escova e pasta de dentes, escova para cabelos ou pente, desodorante, cotonetes.
** MATERIAL PESSOAL DE COZINHA: prato de metal ou plástico, garfo, faca, colheres grande e pequena, caneca de plástico ou metal, pano de louça.
*** FARMÁCIA PESSOAL: 4 gazes, anti-séptico, band-aid, pinça, telefones de emergência, tesoura, pomada contra irritação, analgésico, algodão, bandagem triangular e outros medicamentos necessários dependendo de pessoa para pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário